Sistemas de ar comprimido para lavagem de carros automatizada
As lavagens de carros automatizadas dependem demais de muitas válvulas e atuadores pneumáticos com taxas de ciclagem altas. A integridade da lubrificação e das vedações nesses dispositivos é crítica para a operação mecânica e o rendimento adequados.
Os compressores de pistão operam em temperaturas muito mais altas do que os compressores de parafuso. Geralmente são superdimensionados e funcionam com uma alta pressão desnecessária, de forma que podem desligar e resfriar periodicamente para evitar falhas no compressor. Além disso, o ar mais quente retém mais umidade, a qual chegará aos dispositivos pneumáticos.
Com o tempo, esse ar comprimido quente e úmido remove os lubrificantes das válvulas, cilindros e atuadores. O desgaste acelerado e prematuro resultante das vedações, faz com que os dispositivos pneumáticos se arrastem e emperrem. As bobinas dos solenóides queimam ao tentar acionar válvulas presas ou lentas. Essas falhas resultam em manutenção, reparos e trocas mais frequentes (no caso de dispositivos “lubrificados para toda a vida”). Além de maiores custos operacionais, a paralisação desses reparos interrompe as operações e causa prejuízos.
Comparado ao compressor de pistão comumente usado, o conjunto Kaeser AIRTOWER com compressor, tanque de ar, secador e dreno de condensado fornece ar muito mais frio, mais limpo e mais seco. Isto prolonga muito a vida útil dos dispositivos pneumáticos e, por ser um compressor de parafuso, pode funcionar continuamente sem superaquecimento.
As economias decorrentes da redução de custos operacionais e do tempo de inatividade superam em muito o custo mais elevado do AIRTOWER.